Night run

O logotipo da corrida noturna realizada em novembro de 2009 na cidade de São Paulo, patrocinada pela marca esportiva Fila e pela revista O2, faz alusão às fotografias noturnas e de longa exposição das grandes cidades. Tais fotografias se caracterizam pelos rastros de luz produzidos pelos carros em movimento.
.

Abaixo, uma dessas fotografias. Trata-se da Praça 7 (Belo Horizonte), sem o obelisco conhecido como Pirulito. A foto foi retirada de uma publicação de 1970, o livro Belo Horizonte (Editora Kosmos), de Marcel Gautherot, com textos de Luiz Carlos Xavier.

O autor dos textos assim descreve a foto: A fotografia mostra o lugar onde estava o obelisco de que se serviam como tribuna os políticos em campanha eleitoral para arengarem a multidão que se reunia a fim de ouvi-los. O intenso tráfego não mais permite a realização de tais comícios nesse local. O obelisco foi transferido para a praça Diogo de Vasconcelos, surgindo no seu lugar um canteiro cercado por um muro baixo, de pedras, formando um quadrado. (...) À noite a praça é ofuscantemente iluminada à gás de mercúrio, sistema que vai aos poucos substituindo o mais antigo e convencional, a incandescência, em tôda a cidade.

Nenhum comentário: