Aparelho Breguet

A telegrafia elétrica foi introduzida no Brasil em 1851. Eram utilizados dois aparelhos Breguet, de manivela e mostrador. Após um ano, a primeira ligação oficial foi feita entre o Palácio do Governo e o Quartel General do Rio de Janeiro, onde os aparelhos estavam instalados. (Informações e foto: Empresa de Correios e Telégrafos do Brasil). Esse Telégrafo, também conhecido por telégrafo de quadrante, foi criado por Louis-François-Clément Bréguet por volta de 1845. (fonte: www.fundacao.telecom.pt). Provavelmente é Bréguet, mas a ECT grafa Breguet.

8 comentários:

www.claudiajussan.com disse...

Peraí! Esse treco chama Breguet mesmo, ou vc ta zuando?

www.claudiajussan.com disse...

A propósito, é lindo isso, hein?

Angelo Mazzuchelli Garcia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Angelo Mazzuchelli Garcia disse...

Breguet é o sobrenome do cara que inventou, Louis-François-Clément Bréguet. Faltou essa informação, mas já está lá no post.
Eu já ouvi uma gíria, sinônimo de coisas (eu acho), que era breguete. Por exemplo: Tal pessoa foi embora e levou seus breguetes... Será?

Patricia disse...

Concordo com Claudia. O objeto é lindo.

Angelo Mazzuchelli Garcia disse...

Oi Patrícia! Bem vinda a este micro-universo da Letra! Nós três concordamos: o Breguet é mesmo um belo objeto!

Unknown disse...

Por favor gostaria de saber exatamente como ocorria a transmissão e recepçaõ, com que código isso era feito ? O Morse ou algo criado por Breguet ? Obrigado.

Angelo Mazzuchelli Garcia disse...

Olá! Creio que não era por meio de código Morse. Mas não conheço os detalhes do funcionamento. Talvez você possa obter mais informações no Museu dos Correios: ,
>. Abraços.