O erotismo é um tema recorrente na obras do fotógrafo David LaChapelle. A foto ao lado, de LaChapelle, é da atriz Vivian Wu, protagonista do filme O livro de cabeceira (The pillow book, 1996). Essa imagem estática foi exibida no longa-metragem dirigido por Peter Greenaway. Simultaneamente ao movimento de câmera percorrendo a foto lentamente de cima para baixo, é exibido o texto: sexo de um anjo. O livro de cabeceira é uma adaptação de um clássico literário erótico japonês homônimo escrito por Sei Shonagon (século X). O enredo explora a relação entre a escrita e o corpo humano. No Japão dos anos 1970, a jovem Nagiko (Vivian Wu) comemora seu aniversário com um ritual: o pai escreve no rosto dela uma benção, enquanto a tia lê O livro de cabeceira (de Shonagon). Ela cresce entre livros, papéis e escritas em corpos nus. O desejo pela escrita no corpo se torna uma obsessão para Nagiko.
O livro de cabeceira
O erotismo é um tema recorrente na obras do fotógrafo David LaChapelle. A foto ao lado, de LaChapelle, é da atriz Vivian Wu, protagonista do filme O livro de cabeceira (The pillow book, 1996). Essa imagem estática foi exibida no longa-metragem dirigido por Peter Greenaway. Simultaneamente ao movimento de câmera percorrendo a foto lentamente de cima para baixo, é exibido o texto: sexo de um anjo. O livro de cabeceira é uma adaptação de um clássico literário erótico japonês homônimo escrito por Sei Shonagon (século X). O enredo explora a relação entre a escrita e o corpo humano. No Japão dos anos 1970, a jovem Nagiko (Vivian Wu) comemora seu aniversário com um ritual: o pai escreve no rosto dela uma benção, enquanto a tia lê O livro de cabeceira (de Shonagon). Ela cresce entre livros, papéis e escritas em corpos nus. O desejo pela escrita no corpo se torna uma obsessão para Nagiko.
Nenhum comentário:
Postar um comentário