Curva francesa
No meu primeiro período do curso de Arquitetura (o que já faz um bom tempo), os objetos que mais me chamaram a atenção na lista de materiais para a disciplina Desenho arquitetônico foram as curvas francesas. Calouro, não tinha a mínima ideia para que serviam aqueles enigmáticos – e belos – objetos.
A curva francesa é um gabarito com vazados curvos combinando diversos raios. Antes do surgimento do computador gráfico, mais especificamente do desenho vetorial, as curvas francesas eram usadas em diversas áreas: no desenho arquitetônico, no design gráfico (para arte-finalizar logomarcas, por exemplo) – e também no desenho tipográfico. Serviam para traçar curvas impossíveis de se fazer com o compasso: curvas com o raio muito grande ou muito pequeno. As curvas francesas não são obsoletas. Atualmente, continuam sendo utilizadas na modelagem de roupas.
5 comentários:
Olá Angelo,
Parabéns pelo site. Conteúdo muito rico e bastante especializado.
Referente às curvas, ainda são bastante utilizadas no ramo da moda, arquitetura e navegação. As curvas, assim como as réguas e os softwares são apenas uma ferramenta que vão ajudar o profissional a produzir.
Abraço,
Rodrigo M S
www.acrilicowebstore.com.br
Olá Rodrigo, Obrigado pelo comentário!
Excelente, gosto muito de decorações e vou utilizar a curva francesa para o acabamento em alguns papeis de parede.
Oi Telma, Obrigado pelo comentário!
Obrigada pela explicação!
Postar um comentário