Animatógrafo do Rossio

O Animatógrafo do Rossio localiza-se em Lisboa. Foi inaugurado em 1907, com a exibição do longa-metragem intitulado A Aventureira. Em 1909, tornou-se teatro infantil; em 1915 voltou a ser usado como cinema. A partir de 1994, passou a exibir espetáculos eróticos. (Mais informações sobre o Animatógrafo em www.pbase.com). Emoldurada por uma sensual estrutura espiralada de inspiração Art Noveau, a palavra animatógrafo sugere a dimensão das grandes telas dos cinemas.

Zoo Tipográfico (1)


Os três primeiros integrantes da família Zoo tipográfico.



Escrita / Desenho

Roland Barthes afirmava sobre o ato de escrever: “sinto minha mão movimentando-se, girando, ligando, mergulhando, levantando e, freqüentemente, devido ao jogo das correções, riscando ou fazendo surgir a linha, ampliando o espaço até a margem, construindo assim, a partir de traços pequenos e aparentemente funcionais (as letras), um espaço que é, simplesmente, o espaço da arte: sou um artista, não que eu represente um objeto, mais fundamentalmente, porque, durante o ato de escrever, meu corpo frui do prazer de traçar, de talhar ritmicamente uma superfície virgem (virgem infinitamente possível).” Barthes produziu uma série de escrituras em que esse sentimento é ressaltado - escrituras ilegíveis, como segue abaixo.

Type the Sky

O projeto Type the Sky é de autoria da arquiteta Lisa Rienermann. Trata-se de um alfabeto cujas letras são definidas pelas bordas de edifícios vistos do solo em contraste com o céu.




A idéia do projeto ocorreu quando Lisa olhou para o alto e vislumbrou nos céus de Barcelona uma letra “Q”. Ela admite que em alguns casos tratou as imagens com o Photoshop, mas a maioria delas não possui retoques. O projeto (universitário) foi transformado em livro. (Imagens originais em http://www.slanted.de).



Design de móveis (1)

A forma tipográfica também é fonte de inspiração para o design de mobiliários. As peças abaixo são criações do design suiço; podem ser usadas separadamente, ou compor palavras nos ambientes. (Fonte e coleção completa em: http://www.set26.ch).



Texto Textura

A caprichosa caligrafia de um anônimo teve a cidade como suporte. Durante anos, um morador de rua escreveu, com giz, nas paredes e calçadas de Belo Horizonte, textos enumerando nomes, lugares, personagens etc. O texto construindo texturas. (Foto: Beatriz Magalhães).