Coincidências gráficas

Em ambas peças gráficas abaixo, os números ocupam um papel de destaque: a identidade visual da 25ª Bienal de São Paulo – cujo tema foi “Iconografias metropolitanas” – foi criada por Benjamin Yung e Guilherme Facci; e a Revista da MTV nº 69, capa de Rogério Alonso, trouxe como principal atração um matéria especial sobre letras de música baseadas em aventuras sexuais dos artistas. 
 

Habitantes de Brasília

Aqui vai um enigma tipográfico da época da ditadura militar brasileira, que deveria ser desvendado usando uma calculadora. O enigma: Brasília tem 735.140 habitantes (número fictício, é claro) – um deles não deveria estar lá. Na calculadora, fazia-se a subtração: 735.140 – 1, o que dá um total de
O nome do morador indesejado surgia ao virar a calculadora de cabeça para baixo:

Ernesto Geisel foi o 4º presidente do regime militar brasileiro. Ocupou o cargo de 1974 a 1979.

Escrita ilegível

A escrita ideográfica oriental exerceu grande influência na conformação dos ideais da Arte Moderna. A caligrafia abaixo, do surrealista Andre Masson, não possui qualquer significado lingüístico; trata-se de um ideograma ilegível: reflete nada mais do que os gestos do artista, ação similar àquela presente nas pinturas abstratas informais.

Cartaz russo

“Você já visitou o zoo?” É a grande interrogação em forma de cabeça de elefante. O cartaz abaixo (de 1927) é de autoria do designer gráfico russo Dimitri Bulanov. Fonte: Diseño grafico soviético: 20 años (1989).

Perfumes Coty

Em forma de assinatura, o expressivo e elegante logotipo dos perfumes Coty, da década de 1950, sugere uma suave e duradoura fragrância. Fonte da imagem: Revista “O Cruzeiro”, de junho de 1952.

Tipografia Psicodélica

“Se você não consegue ler, não é pra você”. Esse pode ser o lema da tipografia psicodélica. Os cartazes para shows de rock dos anos 1960, na Califórnia, simulavam a atmosfera desses shows, bem como experiências visuais com LSD (as drogas eram legais na Califórnia até 1966). Wes Wilson foi um dos mais destacados designers dessa tendência. Os cartazes dele traziam textos em que as letras se agrupavam em blocos compactos, alguns quase sem contraste forma / fundo.

Love

Em 1964, o artista plástico Robert Indiana criou o logotipo Love para um cartão de natal do MoMA (Museum of Modern Art). Em consonância com o movimento ao qual o artista se vinculava – a Pop Art – o logo se multiplicou em uma série de versões e aplicações – selo, peso de papel, elemento urbano: o da imagem está localizado em Manhattan (foto de Roving Rube: http://www.nycjpg.com/2003).

Alfabeto Armorial

Criador de um movimento estético denominado Armorial, o poeta e romancista brasileiro Ariano Suassuna incentivou “a criação alheia de uma heráldica nordestina, mais especificamente sertaneja”, em que os ferros de marcar gado (dentre outras manifestações culturais) refletissem “todo um espírito da tradição que, vindo da Península Ibérica, aqui se corporificou mágica e ludicamente”.

Tendo como inspiração o grafismo dos ferros de marcar gado, Suassuna desenvolveu o Alfabeto Armorial. Abaixo, alguns caracteres desse alfabeto. Fonte: Ferros do Cariri: uma heráldica sertaneja, de Suassuna.

Lavras Novas (1)

A cidade de Lavras Novas fica a 120 km de Belo Horizonte e a 17 Km de Ouro Preto, e tem uma população de pouco mais de 1.500 habitantes. A montagem abaixo traz alguns exemplos da tipografia rústica usada nas placas da cidade.