Aparelho Breguet
A telegrafia elétrica foi introduzida no Brasil em 1851. Eram utilizados dois aparelhos Breguet, de manivela e mostrador. Após um ano, a primeira ligação oficial foi feita entre o Palácio do Governo e o Quartel General do Rio de Janeiro, onde os aparelhos estavam instalados. (Informações e foto: Empresa de Correios e Telégrafos do Brasil). Esse Telégrafo, também conhecido por telégrafo de quadrante, foi criado por Louis-François-Clément Bréguet por volta de 1845. (fonte: www.fundacao.telecom.pt). Provavelmente é Bréguet, mas a ECT grafa Breguet.
8 comentários:
Peraí! Esse treco chama Breguet mesmo, ou vc ta zuando?
A propósito, é lindo isso, hein?
Breguet é o sobrenome do cara que inventou, Louis-François-Clément Bréguet. Faltou essa informação, mas já está lá no post.
Eu já ouvi uma gíria, sinônimo de coisas (eu acho), que era breguete. Por exemplo: Tal pessoa foi embora e levou seus breguetes... Será?
Concordo com Claudia. O objeto é lindo.
Oi Patrícia! Bem vinda a este micro-universo da Letra! Nós três concordamos: o Breguet é mesmo um belo objeto!
Por favor gostaria de saber exatamente como ocorria a transmissão e recepçaõ, com que código isso era feito ? O Morse ou algo criado por Breguet ? Obrigado.
Olá! Creio que não era por meio de código Morse. Mas não conheço os detalhes do funcionamento. Talvez você possa obter mais informações no Museu dos Correios: ,
>. Abraços.
Postar um comentário