Groaridades visuais

O vocal gutural é muito usado por bandas de rock de estilo death metal, trash metal ou black metal, por exemplo. O vocal gutural produz sons roucos e graves, que soam como rugidos. Nesse tipo de vocalização, as letras das músicas se transformam em uma seqüência de sons aparentemente inarticulados.



O melhor termo para definir um vocal gutural vem da banda punk brasileira Ratos de Porão. Num dos discos do grupo (ainda da época do vinil), o termo groaridades é usado para nomear os rugidos do vocal. Groaridade parece derivar de uma onomatopéia – GROAAARR....

Voltando às bandas metal, é interessante notar que os logotipos de algumas delas são espécies de versões gráficas dos sons inarticulados do vocal – verdadeiras groaridades visuais!!! Seguem três desses logotipos – com grau de ilegibilidade crescente. Os nomes das bandas estão no final desta postagem (no tradicional estilo das revistas de passatempos!).




Um comentário:

www.claudiajussan.com disse...

Com notebook é mais fácil ver as respostas de cabeça para baixo…coincidencia, comentei com o meu sobrinho que o que mais gosto nos vocalistas, tipo o do metalica, é quando eles parecem vomitar roucamente. Agora temos um termo pra isso! Groaridade! Gostei.